Divisão de Saúde traz análise do longa metragem "Nise: O Coração da Loucura"
Na última segunda feira, dia 18/05, comemorou-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um movimento nacional por garantia dos direitos das pessoas que apresentam sofrimento psíquico. Iniciado nos anos 1970 com a Reforma Psiquiátrica, as manisfestações culminaram na aprovação da Lei nº 10.216/2.001, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil.
Aproveitando a data, a Proae (através da sua Divisão de Saúde) convidou na semana passada a comunidade acadêmica para assistir ao filme Nise: O Coração da Loucura (2015). A produção nacional conta a história da Dra. Nise da Silveira, que nos anos 1950 assume o setor de terapia ocupacional onde, contrariando os tratamentos convencionais de esquizofrenia da época, inicia uma nova forma de lidar com os pacientes através do amor e da arte. O elenco conta com Glória Pires no papel principal e Roberto Berliner na direção.
Hoje a Proae reitera o convite e disponibiliza a análise da psicóloga da Disau, Valéria Paiva, sobre o longa-metragem. Compartilhe a publicação para que mais gente conheça essa história e entenda a importância desta data para o cuidado à saúde mental de todos.
Leia abaixo na seção de documentos a análise do filme.
Atendimentos
A Disau lembra ainda que os atendimentos da Divisão de Saúde estão acontecendo por meio do projeto PROTEGER-SE. Para mais informações, acesse o LINK . A Divisão de Saúde também está disponível para outros esclarecimentos. Caso necessário, não hesite em fazer contato pelo email disau@proae.ufu.br ou pelo formulário de atendimento