Acontece

Janeiro Branco: um convite para refletir sobre a importância dos cuidados com a saúde mental o ano todo

Campanha parte da premissa do recomeço para promover o cuidado
Alan Alves Rodrigues
21/01/2026 - 11:47 - atualizado em 21/01/2026 - 11:47
Um fundo branco e cinza. No fundo branco está escrito "A importância da saúde mental: O recomeço como forma de cuidado", já no fundo cinza está escrito "Campanha Janeiro Branco".

A campanha “Janeiro Branco” teve início em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, visando enfatizar a importância da saúde mental e da busca por ajuda profissional quando necessário. A data em que a campanha tem início é referente às reflexões feitas sobre o começo de um novo ano, assim como definições de metas, e nesse espaço pensar também sobre os cuidados com a saúde mental.

Na universidade, é importante a atenção sobre a saúde mental, pois os estudantes tendem a enfrentar os problemas acadêmicos e da vida pessoal ao mesmo tempo, o que pode gerar um desgaste emocional, como a psicóloga da Divisão de Saúde da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Disau/Proae) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), explica: “A pressão por desempenho, a competitividade e a sobrecarga de atividades acadêmicas podem gerar ansiedade e estresse recorrentes. Além disso, a entrada na universidade geralmente coincide com um período de transição da vida, no qual muitos jovens passam a assumir responsabilidades inéditas, lidar com questões financeiras e se adaptar a rotinas mais intensas".

Nesse sentido, iniciativas para o acolhimento dos alunos são cada vez mais necessárias no espaço acadêmico. Visando o bem-estar dos estudantes, a Disau promove projetos de atenção à saúde mental, como cursos e palestras, assim como oferece atendimento psicológico aos estudantes. “Durante todo o ano, ofertamos cursos de formação, grupos temáticos e eventos psicoeducativos com o objetivo de atingir o maior número de estudantes possível. Além disso, oferecemos acolhimento e orientação psicológica, em formato de plantão, na Disau de todos os Campi”, destaca a profissional.

A psicóloga ainda complementa que há alguns sinais que podem indicar a necessidade de buscar ajuda profissional, podendo se apresentar de forma gradual ou evidente, mas que merecem atenção. Ela destaca que mudanças persistentes no humor, alterações no padrão do sono ou alimentação, sensação de esgotamento ou perda de interesse pelas atividades que antes eram prazerosas estão entre os indícios para buscar um profissional.

A UFU oferece assistência psicológica aos estudantes em seus respectivos campi. Além disso, também tem projetos como o Proteger-se, que oferece atendimento psicológico à comunidade acadêmica, garantindo mais segurança e apoio nos momentos difíceis.

 

Conteúdos Relacionados