Luz, Câmera e Ação! UFU inaugura teatro e cinema no Campus Santa Mônica
Nos dias 13 e 17 de dezembro, a Universidade Federal de Uberlândia celebrou a inauguração de dois novos espaços culturais: o teatro, localizado no bloco 5R, e o cinema, no anfiteatro da biblioteca. Esses espaços têm como principal propósito enriquecer a cena artística de Uberlândia e oferecer um laboratório de excelência para os alunos do IARTE. O teatro e o cinema enfrentaram inúmeros desafios até serem concluídos em 2024, mas, graças ao esforço e à colaboração das divisões da universidade, foram entregues com sucesso, encerrando o ano com um clima de celebração e a sensação de dever cumprido.
Para que esses dois espaços fossem entregues à comunidade acadêmica e externa, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) contribuiu com a aquisição e instalação das poltronas, tornando a experiência de assistir a um filme ou apreciar uma peça teatral ainda mais confortável e única. A expectativa é que esses espaços sejam ocupados por toda a sociedade, não apenas por estudantes, mas por todos que desejam conhecer e desfrutar das produções de artistas que enriquecem a cena cultural da cidade por meio de curtas, filmes e peças de teatro.
"O impacto imediato que a Universidade terá é que nossas unidades acadêmicas, sobretudo o IARTE e os cursos de música, dança e teatro, contarão com um laboratório e a disponibilização de um espaço tão belo para Uberlândia e para o nosso país. Espero que aqui seja um espaço alternativo de cultura, um lugar para as pessoas que não têm voz, não apenas para o público, mas também para artistas que terão suas performances garantidas nesses espaços, movimentando a cultura underground. Que esse espaço seja transformador para a nossa cultura. Esses espaços marcam a nossa universidade como um local sagrado", afirmou, emocionado, o vice-reitor da UFU, Carlos Henrique Martins da Silva, durante a inauguração do teatro.
Além disso, o pró-reitor de Extensão e Cultura (PROEXC), Hélder Eterno da Silveira, destacou: "Somos privilegiados e privilegiadas por ter esse espaço, um teatro universitário que é um lugar de cultura, de arte e de formação dos nossos artistas do IARTE, mas também um lugar para nossa população estar, pertencer e participar." Emocionado com a entrega dos espaços, que marcou sua gestão na PROEXC, Eterno complementou: "Tudo isso é fruto de um trabalho intenso realizado junto às câmaras dos deputados, com a colaboração da deputada Dandara e da gestão superior da universidade, para que conseguíssemos chegar a esse resultado tão bonito e grandioso."
A grandiosidade e o impacto da arte na vida das pessoas não podem ser medidos, comparados ou mensurados. As manifestações artísticas têm o poder de tocar o coração, transformar o pensamento e influenciar a vida de quem se abre para a mensagem que uma música, uma peça de teatro, um filme, um curta ou um documentário podem transmitir. A vida é arte, e a arte é vida. Por isso, a PROAE tem o prazer de estar envolvida em todo o processo que resultou na inauguração de um palco e de uma tela onde muitas histórias serão contadas.