Acontece

MEC promove pesquisa sobre perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da graduação

Dados podem ser usados para formular e aprimorar políticas de assistência estudantil
Alan Alves Rodrigues
20/05/2026 - 16:08 - atualizado em 20/05/2026 - 16:08

O Ministério da Educação (MEC), junto da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), promove a Pesquisa de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação, que ajuda a mapear o perfil dos estudantes e formular políticas públicas para o público em questão.

Nesta edição, o estudo busca dados referentes à renda, moradia, alimentação, trabalho, acesso a tecnologias, saúde e trajetórias educacionais. Os dados obtidos são úteis para compreender as dificuldades vivenciadas pelos estudantes durante a graduação. Além disso, ajudam a aprimorar políticas que promovem inclusão e redução das desigualdades no ensino superior, como o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

A pesquisa está aberta até 31 de maio e pode ser respondida através do formulário online. “Quanto maior a participação, mais preciso será o diagnóstico e maior será a capacidade de defender recursos, programas e melhorias para a comunidade estudantil”, destaca a pró-reitora de assistência estudantil, Luciana Saraiva.

 

Conteúdos Relacionados