Acontece

Dipae organiza seminário para apoio educacional e assistência estudantil

Evento propõe troca de experiências para auxiliar permanência na universidade
Alan Alves Rodrigues
09/10/2025 - 00:00 - atualizado em 09/10/2025 - 12:14
A esquerda uma pessoa em um palanque discursando para um grupo de estudantes a direita, com computadores em suas mesas e outros escrevendo anotações.  Ao centro está escrito "1° Seminário de Apoio Educacional e assistência estudantil"

 

Entre os dias 31 de outubro e 03 de novembro, a Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae) da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU,  realiza o 1° Seminário de Apoio Educacional da Assistência Estudantil, que ocorre de forma on-line e tem como público alvo estudantes e servidores das Instituições Federais de Ensino Superior. O evento tem como tema central as discussões sobre a permanência estudantil. O seminário funcionará com grupos de trabalhos, onde serão discutidos temas pré-definidos para cada dia do encontro.

Os participantes do evento são convidados a pensar de forma conjunta em melhorias para os estudantes, como explica Lourdes Maria Campos, coordenadora da DIPAE. “O seminário, ele é sempre com o objetivo de reunir um grupo para pensar sobre o que a gente pode oferecer para os estudantes para melhorar o desempenho acadêmico. Para que a gente possa intervir junto aos estudantes”.  

Campos também comenta que nesta edição haverá três Grupos de Trabalho (GTs), que estão divididos em:1) acessibilidade e inclusão, para pensar sobre a promoção de inclusão na universidade e como intervém na permanência estudantil; 2) inovações tecnológicas, para pensar sobre como usar a tecnologia de maneira benéfica para o trabalho em conjunto aos discentes e nos estudos; 3) diversidade e equidade, para pensar em como promover a permanência desse público e quais ações podem ser tomadas.

O evento pode auxiliar a tornar a universidade um ambiente mais acolhedor aos estudantes. “É pensar para além do ingresso do estudante, mas como o estudante vai se sentir acolhido, se sentir direcionado. Por vezes, o que acontece é que o estudante nos relata que está perdido. Ele não sabe a quem procurar, ele não sabe como recorrer. Às vezes, o próprio docente sente isso, ele sente uma falta de orientação nesse sentido. Então, ele também não sabe como atuar junto ao estudante”, explica a coordenadora da Dipae. As inscrições para o seminário estão abertas e podem ser feitas através do formulário on-line.

Programação do evento

31/10/2025: GT 2 – Inovação e Tecnologias para a Permanência Estudantil. Debate sobre como o uso de tecnologias pode apoiar a permanência e sucesso dos estudantes, com enfoque no uso da IA como ferramenta de apoio aos estudos. Horário: 09h00 às 11h00

31/10/2025: GT 3 – Diversidade e Equidade na Educação Superior. Debate sobre a diversidade no ensino superior e as estratégias e políticas podem auxiliar na inclusão e permanência dos(as) estudantes, promovendo a equidade. Horário: 14h00 às 16h00

03/11/2025: GT 1 – Políticas de Inclusão e Permanência. Debate sobre como as práticas e políticas inclusivas podem contribuir para que os(as) estudantes tenham condições adequadas para concluir o ensino superior. Horário: 14h00 às 16h00

 

Conteúdos Relacionados