Acontece

Como foi o PROAE Itinerante 2024/1

Evento foi promovido em todos os campi e contou com cardápio especial no ru, oficina de primeiros socorros e muito mais
Letícia de Paula
10/06/2024 - 14:05 - atualizado em 08/08/2024 - 13:36

 

Na sua 2° edição, o PROAE Itinerante teve como objetivo receber os ingressantes 2024/1. A abertura do evento ocorreu no dia 20/05 no campus Santa Mônica, com café da manhã especial e a oficina de primeiros socorros, e teve sua finalização no dia 25/05 com a inauguração da moradia estudantil. O evento esteve presente em todos os campi. 

O evento abordou temáticas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), englobando diversos aspectos da vida acadêmica, como moradia, alimentação, transporte, saúde, esporte, lazer, apoio pedagógico, acessibilidade, cultura, creche, inclusão digital e combate às discriminações de gênero, diversidade sexual e étnico-raciais.  Além disso, foram promovidas atividades acolhedoras, leves e dinâmicas, proporcionando vínculo saudável e seguro dos(as) estudantes com a instituição.

Fabiola Gomes, coordenadora da Divisão de Saúde (DISAU), e convidada para a oficina de primeiros socorros, expôs a importância do evento para os convidados: “Eu vejo o evento como uma iniciativa fundamental para a integração e adaptação dos novos estudantes, ele proporciona um espaço de acolhimento. Além disso, essa recepção ajuda a criar um sentimento de pertencimento e comunidade, o que é crucial para o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes.”, afirmou. 

A coordenadora ainda contou sobre a importância do evento com o ponto de vista pessoal, como docente: “ É uma oportunidade para eu me conectar com os novos estudantes , entender suas expectativas e preocupações, e oferecer o suporte necessário para que se sintam bem-vindos e preparados para enfrentar os desafios que virão” 

Fabiola finaliza com a importância da oficina para os estudantes: “A oficina de é de extrema importância no contexto universitário pois proporciona aos estudantes conhecimentos práticos e fundamentais que podem salvar vidas em situações de emergência. Promover a capacitação em primeiros socorros entre os ingressantes  também fortalece a cultura de segurança e responsabilidade dentro da universidade, incentivando um ambiente onde todos estão preparados para agir de forma eficiente e eficaz em caso de necessidade.”, finalizou. 

Vale lembrar que as informações sobre a simulação também são disponibilizadas em forma de cartilha. E após um mês de grandes eventos e fortes convidados, inicia-se agora o Mês do Orgulho. 

Conteúdos Relacionados

Agita UFU 2024/1
24/05/2024 - 14:15
PROAE Itinerante 2024/1
13/05/2024 - 17:04
Agita UFU 2024/2
20/08/2024 - 13:48