Acontece

PROAE comemora seus 8 anos de fundação

Celebração também homenageou os atletas do JUMs e JUBs
Letícia de Paula
19/04/2024 - 15:56 - atualizado em 25/04/2024 - 16:01

“Contribuir com o acesso, a permanência e a conclusão de curso da comunidade estudantil na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da implementação da Política de Assistência Estudantil, voltada para inclusão social, produção de conhecimentos, formação ampliada, melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida, garantindo o direito à educação aos discentes”.   

Este é o lema que a PROAE tem seguido em seus oito anos de atividade, comemorados na última quarta-feira (17). Em 2016, visando fortalecer a implementação de políticas específicas, foi instituída a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). Esta nova estrutura foi criada por meio da separação da Diretoria de Assuntos Estudantis (DIRES) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX).  

Inicialmente, PROAE era composta por duas Diretorias e cinco divisões: 

  1. Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (DIRVE), que abarca a Divisão de Restaurantes Universitários (DIVRU), Divisão de Saúde (DISAU) e Divisão de Esporte e Lazer Universitário (DIESU). 

  1. Diretoria de Promoção, Inclusão e Assistência Estudantil (DIRES), que inclui a Divisão de Assistência e Orientação Social (DIASE) e a Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (DIPAE). 

Mas em 2020, foram criadas três novas subdivisões: 

  1. Divisão da Moradia Estudantil (DIVME), responsável pelo acompanhamento específico dos estudantes residentes e pela manutenção das estruturas físicas. 

  1. Assessoria da Assistência Estudantil (ASAES), encarregada de várias tarefas, incluindo monitoramento, controle orçamentário e financeiro, desenvolvimento de manuais de processos e rotinas, criação de indicadores e um painel de transparência. 

  1. Comissão Permanente de Acompanhamento do Estudante Assistido (COPEACO), cujo objetivo é promover a integração do estudante ao ambiente universitário, bem como avaliar seu perfil socioeconômico, cultural e acadêmico. 

As comemorações deste ano incluíram um almoço especial nos campi Umuarama, Santa Mônica, Glória, Monte Carmelo e Pontal, com direito a performances da Banda Sala 7 e DJ Lara Pires, um bolo de dois metros de comprimentos, e a tradicional feirinha de pequenos empreendedores no campus Santa Mônica. 

Além disso, durante a noite, aconteceu no auditório do bloco 3Q, a cerimônia de homenagem aos estudantes atletas que participaram do JUMs e JUBs 2024, e trouxeram para casa mais de 80 medalhas no estadual, e a 3a e 7a colocações no society do nacional. 

A PROAE agradece a todos seus funcionários, estagiários, estudantes, e a comunidade universitária por todo apoio recebido nestes oito anos de atuação, e que foram convertidos em apoio a milhares de estudantes que de alguma forma foram auxiliados pela divisão. 

Viva a assistência estudantil! Viva a educação! Viva a ciência! Viva as universidades públicas brasileiras! Vida longa à PROAE! 

Mais fotos disponíveis no Comunica UFU.

Conteúdos Relacionados

Baterias Universitárias
15/05/2024 - 15:53
PROAE Itinerante 2024/1
13/05/2024 - 17:04