UFU promove evento para debater diversidade étnico-racial e 20 anos da Lei 10639
Neste ano, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizará, no mês de novembro, o evento "Mês da Equidade - Aquilombamentos nos 20 Anos da Lei 10639". O objetivo do evento é reunir coletivos em atividades que promovam discussões sobre a diversidade étnico-racial no âmbito da universidade.
A edição de 2023 abordará como temática central os 20 anos da Lei 10639, que representou um importante avanço na luta antirracista no país, tornando obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas. O evento debaterá temas como políticas públicas para inclusão do negro no ensino superior, promoção da equidade racial e aperfeiçoamento de políticas de ações afirmativas raciais na UFU.
A programação inclui oficinas de letramento racial, feiras, palestras, rodas de conversa, apresentações culturais, entre outras atividades. O evento é realizado pela parceria entre comunidades interna e externa à UFU, sob a coordenação da Pró-reitora de Assistência Estudantil (PROAE).
O "Mês da Equidade" acontecerá em diversos locais da UFU, como o Centro de Convivência Santa Mônica, o Auditório 5O C, a Sala dos Conselhos – Bloco 3P, e o Auditório 4K – ESTES – Campus Umuarama. Além disso, o evento também ocorrerá em outras cidades, como Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.
O evento é uma importante oportunidade para discutir a diversidade étnico-racial na UFU e no Brasil. A Lei 10639 é um importante instrumento para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, e o evento busca promover o debate sobre as conquistas e os desafios da implementação dessa lei.
Todos são bem-vindos ao evento. A expectativa é que estudantes, técnicos e docentes tragam suas vivências para contribuir com o avanço e garantir que continuemos a promover a diversidade dentro dos nossos muros universitários.
Cronograma completo do evento você encontra nos arquivos dessa notícia. Fiquem atentos também às redes sociais da PROAE, pois há o risco de os eventos serem cancelados por causalidades inesperadas da natureza.