Parceria com Algar oferece cursos na área de tecnologia para estudantes da UFU

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) estabeleceu uma recente parceria com o Instituto Algar, para que os estudantes assistidos pela Proae tenham prioridade no acesso a cursos oferecidos pela empresa, na área de tecnologia.
Os cursos são oferecidos através do programa Talentos de Futuro, que tinha um foco maior em trabalhar com jovens de 14 anos, mas o grupo percebeu que poderia expandir e atender um público de outra faixa etária, como explica a gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli. “Com o tempo, percebemos uma lacuna importante: o que acontecia com esses adolescentes depois dessa etapa? Muitos enfrentavam, ainda, dificuldades para seguir estudando e se preparar para o mundo do trabalho. Foi diante dessa realidade que sentimos a necessidade de ampliar nossa atuação, criando um programa que desse continuidade à formação desses jovens".
A parceria entre a UFU e o Instituto Algar visa utilizar a capacidade de ambas as instituições, visando um maior alcance para o público-alvo. Segundo Rodrigues, o instituto ficaria a cargo de conduzir a formação dos alunos e disponibilizar os materiais de estudo. Já a UFU cederá espaços para a realização de atividades.
O curso se divide em duas áreas de atuação, com objetivo de alcançar uma formação técnica e comportamental, visando o desenvolvimento de habilidades importantes em ambos quesitos. “O objetivo é promover uma formação completa, aliando competências técnicas em tecnologia às competências socioemocionais necessárias para inserção e permanência no mercado de trabalho”, explica Toffoli.
O curso tem duração de um ano, e a previsão de início é em março deste ano. Os candidatos devem ter entre 18 e 29 anos, precisam ter concluído o ensino médio em escola pública ou vínculo com graduação na área da tecnologia. As inscrições podem ser realizadas até 20 de fevereiro, através do formulário, que também trás mais detalhes do curso.


