Acontece

UFU demonstra força do esporte universitário no JUBs 2025

Equipes demonstram o compromisso da universidade como os estudantes-atletas
Alan Alves Rodrigues
30/10/2025 - 13:04 - atualizado em 30/10/2025 - 16:15

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025 ocorreu neste mês, entre os dias 5 a 18 de outubro, em Natal (RN). Organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), esse é o maior evento esportivo universitário da América Latina. Os jogos contaram com a presença de mais de seis mil participantes, compostos por estudantes-atletas, treinadores e comissões técnicas. A UFU foi representada por 20 atletas e competiu em sete das 29 modalidades disputadas. O grupo, que integrava a delegação da Federação Universitária Mineira de Esportes (Fume), conquistou algumas medalhas e se destacou pela presença em esportes tradicionais e modernos, como é o caso dos e-sports.

Os atletas da UFU conquistaram três medalhas de bronze: duas no Taekwondo e uma no Jiu-jitsu. Abel Ferreira, é estudante de educação física e um dos medalhistas do Taekwondo, explica que sua preparação não se voltou apenas para o JUBs, mas para outras competições que participou. “Eu treino sempre com a minha equipe, que é a Gucci Taekwondo, e a gente faz uma preparação anualmente para todas as competições. Sendo assim, a nossa equipe é uma equipe de alto rendimento, então eu não luto só voltado para o JUBs. Eu luto também focando em outros campeonatos, como campeonatos nacionais, regionais e estaduais”, explica Ferreira.

O atleta já participou de edições anteriores, sendo esta sua terceira participação no JUBs, e conquistou sua quarta medalha desde que passou a competir nos jogos. “Minha chave tinha seis competidores. Dois caíram direto na semifinal e quatro tiveram que passar pelas quartas. Eu fui um dos que passou pelas quartas e acabei passando para a semifinal, foi uma luta até que tranquila, a luta das quartas de finais. Consegui ir para a semifinal, que já garantiria medalha de bronze, mas infelizmente, eu acabei perdendo para outro competidor de Santa Catarina”, comenta.

 

JUBs Acadêmico


Acadêmico é a modalidade onde ciência e esporte se encontram (Foto: Arquivo pessoal de Andrey Sant’Ana)

Outra modalidade em que os atletas da UFU se destacaram foi o Acadêmico, que consiste na criação e apresentação de artigos científicos com temática no esporte, podendo ser praticada por estudantes de outros cursos além de educação física. O Acadêmico contou com a participação dos discentes Andrey Sant’Ana, estudante de educação física, com o artigo “Gestão do Rugby no Brasil: análise sobre a estrutura organizacional e a relação entre níveis esportivos”; e Júlia Reis, que também estuda educação física, com o artigo “Análise do desempenho de paratriatletas PTS5 no Circuito Mundial”.

Sant’Ana explica como funcionam as etapas da modalidade Acadêmico. “Você tem que mandar um artigo científico. Organizado em título, autores, resumo, introdução, objetivo, metodologia, os resultados e conclusão. Você precisa mandar também um comprovante anti-plágio. Na primeira fase, o artigo vale 5 pontos e a apresentação também vale 5 pontos. Posteriormente, na segunda fase, em que eles vão somar as notas dos dois, e os oito melhores vão ser classificados para fazer uma outra apresentação, que vale mais 10 pontos”.

Próximo de concluir o curso, Sant’Ana comenta como seria benéfico ampliar as oportunidades para alunos que podem participar da modalidade. “Eu acredito que seria muito legal se a gente tivesse processos de seleção de trabalho, para que outras pessoas conhecessem o JUBs acadêmico, para que outras pessoas pudessem mandar, às vezes, o seu projeto, o seu trabalho de conclusão de curso, a sua iniciação científica”.

Conteúdos Relacionados