PROAE informa mudança na gestão do Auxílio Acessibilidade a partir de 2026

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) informa que, a partir de 2026, a gestão dos recursos do Programa Incluir - MEC, utilizados até 2025 para o pagamento do Auxílio Acessibilidade, passa a ser de responsabilidade da Divisão de Acessibilidade e Inclusão (DACIN/UFU).
A alteração faz parte de um processo institucional de reorganização que estabelece que as ações, programas e recursos relacionados à acessibilidade na UFU passam a ser centralizados na DACIN. A medida busca fortalecer a política de inclusão e acessibilidade, otimizar os fluxos administrativos e garantir atendimento integral às e aos estudantes público-alvo da educação especial.
Durante o período de transição, a PROAE atuará de forma articulada com a gestão superior para assegurar os recursos orçamentários necessários à continuidade do atendimento às e aos estudantes já assistidos(as) com este auxílio, garantindo sua manutenção até a conclusão do curso, conforme estabelecido nas resoluções vigentes.
A PROAE também informa que está realizando estudo técnico para propor a criação de uma nova modalidade de auxílio, a ser apresentada em breve, e que fará a revisão das resoluções dos auxílios já existentes com o objetivo de aprimorar a política de assistência estudantil na UFU e garantir sua maior efetividade.


