Novo eBook traz lutas e conquistas da diversidade na UFU
A ideia de criar o eBook surgiu da necessidade de documentar a cronologia da política de diversidade sexual e de gênero da UFU. Em uma entrevista exclusiva, um dos autores, Klênio Antônio Sousa, compartilhou os bastidores do projeto.
"Quando a história é apenas recordada pela memória, ela corre um grande risco de se perder no horizonte", afirmou Klênio. O eBook serve não apenas como material didático, mas também como um tributo às pessoas que lutaram pela política de diversidade sexual e de gênero na UFU.
A obra foi construída com a colaboração de várias vozes, tanto de pesquisadores quanto de militantes, que não estão diretamente envolvidos com a política, mas que contribuem indiretamente para sua implementação. "São pessoas que se conhecem, se encontraram em eventos, na luta e na militância. Então é como se fosse uma comunidade produzindo para outra comunidade", explicou Klênio.
Os leitores encontrarão no conteúdo do livro a história da política de diversidade sexual na UFU, além de reflexões sobre transexualidade, lesbianidade, entre outros temas relacionados à política de diversidade sexual. O material é bastante didático, esclarecedor e apresenta uma linguagem acessível.
Destinado a alunos, professores e à comunidade em geral, o livro digital tem como objetivo alcançar o maior número de pessoas possível, tanto dentro quanto fora da academia, com suas implicações políticas e sociais. O material pode ser encontrado gratuitamente no site da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil.
O propósito geral do livro é abordar os conceitos relacionados à diversidade, as reflexões sobre pesquisa, ensino e extensão que envolvem tal temática, e as ações dos coletivos, buscando construir a memória dos grupos LGBTQIA+ ligados à UFU. O objetivo é ampliar os canais de discussão junto à comunidade acadêmica e reverberar o tema debatido na sociedade em geral, contribuindo para a promoção do respeito e do empoderamento dessa comunidade específica, que ainda enfrenta preconceitos de diversas naturezas relacionados ao fenômeno da LGBTfobia.
Apesar de o livro não trazer o relatório de atividades da comissão CP diversa, que detalha pesquisas e implementações relacionadas à política de diversidade sexual de gênero da UFU, Klênio destacou a importância de registrar a história para evitar distorções futuras e o esquecimento do momento histórico da luta na universidade.
"Diversidade Sexual e de Gênero na UFU" é uma obra que celebra a comunidade LGBTQIAPN+ da universidade, servindo ao mesmo tempo como material educativo e histórico, disponível para todos que desejam compreender melhor as lutas e conquistas dessa comunidade no ambiente acadêmico.
O link do livro eletrônico é: http://www.proae.ufu.br/central-de-conteudos/documentos/2023/10/livro-digital-diversidade-sexual-e-de-genero-na-ufu