É publicado Catálogo do VII FAE

Documento compila dados, propostas e encaminhamentos feitos durante o evento em 2021
Isabella Vasconcelos
22/03/2022 - 12:52 - atualizado em 22/03/2022 - 14:24

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil divulga para toda a comunidade acadêmica o catálogo referente ao VII Fórum de Assuntos Estudantis (FAE), realizado em 8 de julho de forma remota, devido à pandemia de COVID-19. No entanto, foi possivel identificar necessidades dos estudantes, além de garantir um espaço para troca de informações junto às equipes técnicas.

Como resultados do Fórum, foi implementada a Comissão de Acompanhamento e Apoio pedagógico, o fortalecimento do projeto Proteger-se e a abertura de editais para novos auxílios da Assistência Estudantil.

Confira em anexo.

PRÓXIMO FAE

Em 26 de abril de 2022 será realizado o  VIII FAE. Então, já reserve a data! Mais informações sobre o evento serão disponibilizadas em breve, através dos canais de comunicação oficiais da Proae. Acompanhe:

Instagram: https://www.instagram.com/proaeufu/

Facebook: https://www.facebook.com/aeufu/

Telegram: https://t.me/proaeufu

E-mail: proae@proae.ufu.br

Site Oficial: www.proae.ufu.br

Metodologia

Aplicada desde 2018, a Proae implementou uma metodologia para o recebimento de demandas dos discentes. Elaborada através de um processo participativo/colaborativo, ela formata em documento-memória o acompanhamento ou justificativas para o cumprimento das atividades e ações. Para isso, foi determinado que o envolvimento da categoria estudantil seria essencial para se garantir a definição de suas prioridades e dimensões, tal como, a utilização de recursos financeiros de forma eficiente e justa.

Assim, foram criadas ferramentas capazes de garantir o estímulo ao diálogo, onde os discentes pudessem apresentar suas propostas e se posicionar, além de ouvir o posicionamento do outro(a). Por meio desse exercício compartilhado, possibilita-se a significação dos acontecimentos e do papel da Assistência Estudantil, e também, da própria Universidade pública em suas vidas pessoais e acadêmicas.

Para aplicação da ferramenta, foi necessário a consolidação de uma metodologia, cujo principal objetivo foi incluir os (as) discentes no processo de tomada de decisão da pró-reitoria.  É importante destacar que todo o processo é também de formação continuada e cunho didático educativo, pois estamos falando de uma comunidade acadêmica com mais de 28.000 mil estudantes, distribuídos em diversos campi, dentro de 4 quatro cidades (Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba) do Estado de Minas Gerais.

No Catálogo do VII FAE, divulgado abaixo na seção de documentos, é possível identificar as propostas, reivindicações, encaminhamentos e as conquistas da categoria estudantil, construída de forma coletiva e implementada pelas equipes técnicas da PROAE. Confira AQUI os outros catálogos referentes aos fóruns anteriores.

O FÓRUM

Fórum de Assuntos Estudantis (FAE) é um espaço consultivo organizado pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil, criado em 2016 e desde então convocado semestralmente de forma ordinária, ou sempre que necessário de forma extraordinária. O FAE auxilia no planejamento das atividades nas áreas de atuação da Assistência Estudantil, assim como na avaliação e retorno das ações já realizadas. A partir do ano de 2017, a Proae vem estruturando o Fórum de Assuntos Estudantis, que tem como principal objetivo possibilitar ao corpo discente espaço permanente de debate, proposição, negociação e reivindicação de políticas de assistência estudantil.

Documentos: