Mês da igualdade continua na próxima semana com eventos em todos os campi da UFU

Inscrições já podem ser feitas através do fomulário disponível para toda a comunidade acadêmica
19/11/2019 - 18:18 - atualizado em 08/01/2020 - 09:26

A Pró reitoria de Assistência Estudantil (Proae) em parceria com diversas entidades e grupos promove no mês de novembro mais uma edição do "Mês da igualdade UFU", um espaço para discussões e reflexões sobrea a promoção de igualdades raciais no ambiente universitário. O evento começou no último dia 08/11, com a apresentação do espetáculo do Grupo Teatral Apoteose “Os negros estão aqui”, encenada na “Casa de Cultura Negra Graça do Aché, e agora, retorna entre os dias 25 e 28 de novembro com atividades como, rodas de conversas, oficinas, palestras e apresentações culturais que acontecem em todos os campi da universidade.

Segundo Klênio Sousa, Coordenador da Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), e um dos organizadores do evento, a importância dessas discussões só aumenta com a onda de intolerância vista recentemente no país: “O nosso país é uma terra de pluralidades e como temos vivido uma época de intolerância ao diferente, é essencial que haja espaços onde se possa encontrar multiculturalidades, para que assim, grupos plurais possam se manifestar sem discriminação e sem preconceito” diz ele.

O Mês da Igualdade é realizado em novembro devido ao dia 20 do mês ser o "Dia Nacional da Consciência Negra". Estão programadas várias atividades como rodas de conversas, oficinas, palestras e apresentações culturais. Para klênio, as ações são uma forma de conscientização para muitos que não estão habituados a ver a temática ser abordada. “O preconceito muitas vezes existe da falta de informação que as pessoas têm, cria-se então um imaginário repleto de mitos sobre diversos grupos e minorias na sociedade. As ações do mês da igualdade tentam desfazer isso através de debates, de expressões artísticas e troca de conhecimentos” conclui.

A programação completa do Mês da igualdade e o formulário de inscrição para as atividades se encontram abaixo. Participe!

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Por Uma UFU Sem Racismo